CEI Profª Leonor Motta Zuppi

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Como tirar a chupeta e o dedo sem traumas para seu filho e para você

Sou frequentemente perguntado sobre como retirar uma chupeta ou ainda como agir com a criança que tem o hábito de chupar o dedo. São duas condições muito comuns na educação de uma criança e podem gerar alguma tensão familiar. 


A primeira sugestão, ou primeiro passo, no manejo da criança que tem um significativo hábito de sucção é procurar ignorar o ato em si. Essa atitude, por si só, já pode ser suficiente, pois na maioria dos casos, essas manias são autolimitadas e resolvem com o crescimento. O uso de palavras ríspidas ou punições podem fazer com que as crianças se sintam demasiadamente contrariadas perante a situação e não se apresentam como métodos eficazes para a retirada no hábito de sucção da criança. 



Se a criança pratica a sucção do dedo ou da chupeta de forma constante e persistente, os pais podem e devem tomar algumas atitudes que favorecem a retirada. Idealmente, os pais devem: 



- valorizar e reforçar positivamente o filho quando ele está num momento de não sucção. Alguns autores recomendam a criação de um registro, facilmente visível para a criança, com metas de dias sem sucção que, se atingidas, devem ser retribuídas com pequenos agrados. 



- procurar distrair os filhos e manter as suas mãos ocupadas o maior tempo possível. 



- discutir com o seu pediatra e/ou odontopediatra as opções mais efetivas para a retirada destes hábitos caso comece a haver mudanças na conformação da arcada dentária e do palato. Neste aspecto, existem métodos que transformam o hábito de sugar numa experiência desagradável, facilitando a retirada. 



Independente do método escolhido procure explicá-lo da melhor maneira possível ao seu filho. Se o seu filho ficar muito assustado ou tenso, interrompa a aplicação temporariamente e comece num outro momento. 



A boa notícia é que a maior parte das crianças irá parar a mania de sucção espontaneamente logo após entrar na escola, pois acabará sendo influenciada pela pressão dos amiguinhos. Se o seu filho mantém o hábito de sucção apenas para dormir, não se preocupe, pois o mesmo não é maléfico. Forçar a retirada a todo custo pode ser mais danosa do que o hábito em si. Tenha certeza que, em algum momento, o seu filho certamente abandonará esta mania.

Arquivo Pessoal
Albert Bousso é pediatra do Hospital Albert Einstein, em São Paulo


Um comentário:

  1. Ótimo isso, pois estava conversando com o Pediatra e ela me disse o mesmo, para ir tirando aos poucos pois muitas vezes a retirada brusca pode gerar danos maiores. Fazer o que né!!

    ResponderExcluir